Opiniões Séries · Séries

“13 Reasons Why” – Opinião da Série

Nome Original: Thirteen Reasons Why (Por treze razões em português)
Criado por: Brian Yorkey
Atores: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro
País: EUA
Género: Drama, Mistério
Duração de cada episódio: 60 minutos
Nº de episódios: 13 episodios

A minha pontuação:

5-02

sinopse

Thirteen Reasons Why é conarrada por Clay Jensen, um rapaz que ao regressar um dia da escola, encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

opiniao

Sinto que esta série ficou marcada em mim, não por ser fantástica, não pelo o enredo enigmático, não pela banda sonora maravilhosa, mas pela mensagem que transmite e o tema que fala.

Não sei se as pessoas depois desta série vão continuar a reagir ao Bullying da mesma maneira, espero sinceramente que não vejam isto apenas como uma série para passar o tempo. É um tema delicado, que hoje em dia é “normal” ele ser falado, parece que quanto mais se fala mais Bullying começa a haver, como se fosse uma maneira de chamar a atenção, embora não percebam que quanto mais bullying há, mais pessoas a sofrer aparecem.

Não culpo a Hannah (para quem desconhece, personagem principal que se suicida) por se ter suicidado, acho que precisou de pegar nas suas últimas forças para o fazer, culpo todos aqueles que tornaram a vida dela num inferno, que mesmo sabendo que ela já estava mal colocaram-na ainda pior, culpo aqueles que poderiam ter ajudado e não fizeram nada, culpo aqueles que mesmo sabendo que ela estava a pedir ajuda não quiseram saber, culpo as 13 razões que a levaram a tomar aquela decisão.

Esta série tem pontos positivos e negativos, positivo porque mostra de maneira chocante as consequências de bullying, negativo, porque o suicídio não deveria ser uma solução. Cada um pode ver a série de maneira diferente.

É chocante, comovente, dramática e talvez revolucionária por causa do seu tema.

Ainda estou indecisa sobre algo, acho que deveria haver restrição de idade por causa de algumas cenas, mas ao mesmo tempo, é na adolescência quImagem relacionadae mais vitimas de bullying há, então chocar esses adolescentes poderia ser um abre olhos. Essas pessoas que fazem bullying deveriam pensar nas consequências, o bullying não é algo que se esquece da noite para o dia, as vitimas ficam marcadas para toda a vida, e muitas pensam em pagar na mesma moeda causando ainda mais bullying, um ciclo que aumenta de dia para dia.

Vejam a série que recomendo mesmo muito! Abram os olhos, não deixem o bullying acontecer. Se virem alguém a ser vitima façam algo para o parar! Não se tornem uma das RAZÕES para a pessoa querer pôr fim à vida.

Trailer da série:

5 thoughts on ““13 Reasons Why” – Opinião da Série

  1. Estou ansiosa de ler e ver a serie, acho que é um tema que toda gente evita a certo ponto e acho que deve de ser falado com franqueza e com sinceridade, e estou muuuuuito contente por achares a serie assim, acho que a questão das imagens brutas e sinceras sim devem de ser tratadas com cuidado. Mas tenho um pouco de receio em relacão a como as pessoas mais sensiveis olhem para este cenario. Principalmente aqueles que sofrem com Bullying, como será que elas reagem? Como é que está serie é vista pelos adolescentes? Como? Será um abre olhos para aqueles que fazem bullying ou uma saida para aqueles que sofrem? Há muitas icognitas para mim, e acho que talvez vendo a serie saberei e acho que o farei ainda hj depois de voltar de Braga.
    http://redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt/

    Liked by 1 person

    1. Acho mesmo que devias ver a serie, eu sofri de Bullying e edentifiquei me bastante com a Hannah e acho que aqueles que sofreram podem ficar a pensar muitas coisas. Ouvi dizer que no Brasil muitas pessoas pediram ajuda depois de ver a serie. E isso é bom, mas tambem houve um aumento de suicidios noutros paises. Tudo varia.
      Espero é que abra mesmo os olhos a quem pratica bullying.

      Gostar

Deixe uma Resposta

