Literatura · Opiniões Literárias

“Promete-me” da C. M. Cruz- Opinião

image (6)

Título Original: Promete-me
Publicação: Novembro 2016
Escritor: C. M. Cruz
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789895190423
PVP: 14,00€
Comprar aqui

A minha pontuação:

2.8-02

sinopse

A minha vida era completa e perfeita.
Era feliz, amada e protegida.
Até que tudo mudou, quando fui raptada.
Após quase 7 anos como escrava, encontrei a minha liberdade.
Mas até que ponto eu estava realmente livre?

Elizabeth Collins tinha tudo o que sempre sonhou. O emprego para o qual estudou, uma família que a adorava e um namorado que a amava.
Foi com o pensamento de um futuro promissor, que o mundo da Beth desabou aos seus pés.
Ela foi raptada, torturada e violada por 7 longos anos. Levada para um mundo de terror e sofrimento, foi forçada a anos de cativo, sem esperança.
Mesmo tendo encontrado a sua liberdade, estará ela realmente livre? Irá ela conseguir viver num mundo onde os monstros de verdade existem? Ou será que o Alec Brenner a conseguirá salvar de seus demónios?
Uma promessa foi tudo o que ela pediu. Mas não era uma promessa qualquer. Será o Alec capaz de cumprir o prometido? Mesmo que isto signifique perder a Beth para sempre?

opiniao

Agradeço antes de mais à C. M. Cruz por me pedir para ler o livro dela, no qual tive todo o gosto de o fazer e à Chiado Editora por me ter enviado um exemplar.

O que me motivou para ler foi saber que a minha melhor amiga, que não aprecia livros, ler-lo num instante e no fim só disse “Catarina porque não me avisaste que tinha continuação? Onde ela está?” e eu “Eu avisei-te mas já estavas a ler e nem me ouviste, a continuação ainda não saiu” Depois de resmungar mais um pouquinho ela lá decidiu pegar noutro livro.

Este livro intercala momentos do passado e momentos do presente, contando assim a vida da protagonista, sendo o seu passado tão pesado que quando vinha o presente era como se nos tivessem oferecido uma garrafa de água sabendo que estávamos a morrer de sede.

Achei o presente muito fraco, não era cativante e a escrita muito básica e nada apelativa, as frases pareciam simples e com pouco sentimento e todo o desenlace parecia muito propositado, nada acontecia naturalmente. Mas pelo contrario, achei o passado, hipnotizaste, estava sempre à espera desses momentos, o terror que ela sentia era palpável e a escritIMG_8558ora parecia ser completamente diferente. Achei que ela tinha mais capacidade para descrever momentos mais frios do que românticos.

As personagens… Não me consegui agarrar a nenhuma. Para mim pareceu tudo muito superficial, e a Beth, uma mulher que sofre durante tantos anos aparece-lhe um homem cativante à frente e no próprio dia deixa que ele lhe toque e vá a casa dela? Para mim isso não me cabe na cabeça. E ele dum momento para o outro diz que gosta dela e que a vai proteger, naa parece tudo muito falso.

Mas bem mesmo por tudo isto quero saber a continuação porque deixou-me um pouco curiosa e acho que a minha melhor amiga também deve estar mortinha para ler.
Não é um livro que recomendo, mas é bom para quem não tem gosto de ler e como é leitura fácil (até um certo ponto que retrata momentos obscuros que pode ferir a sensibilidade de uma pessoa) pode cativar aqueles que não se interessam por livros mais descritivos.

Uma opinião com apoio da editora:

thumb

4 thoughts on ““Promete-me” da C. M. Cruz- Opinião

  1. Desde já agradeço ter lido o livro e por ter partilhado a tua opinião. 
    Sou sincera que gostei muito mais de escrever as cenas do passado, mas sei que (e cada vez tenho mais feedback nesse sentido) nem todas as pessoas gostam de ler essas cenas mais pesadas e tão violentas. No que diz respeito à escrita, optei ponderadamente utilizar uma escrita simples porque já li livros com um tema muito pesado e escrita demasiado desenvolvida, o que dificultava muito a leitura, tornando-a maçante. Quis fugir disso ao máximo.
    No segundo livro poderás conhecer melhor os personagens, principalmente o Alec, e ficarás a perceber que ele não era um total desconhecido.
    De qualquer maneira, agradeço imenso a tua opinião e realmente espero que gostes mais do segundo livro 

    Liked by 1 person

    1. De nada tive muito gosto ❤
      Sim mas a escrita pareceu mesmo que não conseguia captar a essência das personagens, parecia tudo muito supérfluo.
      A minha melhor amiga adorou e, tal como eu, está ansiosa pelo próximo.
      Acredito que vá haver uma evolução 🙂
      Beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

