Literatura · Opiniões Literárias

“A Todos os rapazes que amei” de Jenny Han- Opinião

image-4

Título Original:  To All the Boys I’ve Loved Before (“A todos os rapazes que amei” em Português)
Publicação: Novembro 2014
Editor: Top Seller
Escritor:
 Jenny Han
ISBN: 9789898800008
PVP: 15,98€
A minha classificação: 4,8/5 ✩
À venda aqui

Sinopse:

«Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei — cinco, ao todo.
Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca a fosse ler. Porque na verdade não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim. Quando acabo de a escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-a na minha caixa de chapéu verde-azulada.
Não são cartas de amor no sentido estrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não quero estar apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é como uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos era para isso que deveriam servir.»

Opinião:

A verdade é que comprei este livro sem saber muito acerca dele, encontrei-o a 50% de desconto e não resisti.
Não estava a espera de gostar tanto, ao início senti-a confusa porque a sinopse não revelava muito e estava sempre na ânsia de o que é que ia sair dali e o resultado foi bastante positivo.
Então como a sinopse revela, esta história aborda temas como adolescência, pequenos e grandes amores e o maior de tudo sentimentos. Sentimentos acerca de tudo, família, rapazes, comida, vida, etc. Por falar nisso acho que nunca tinha lido um livro que falasse tanto de comida como este.  Nesta história conhecemos a Lara Jean que escreveu 5 cartas como forma de despedida para os rapazes que amou, mas um dia que aparentava ter tudo para ser normal descobre que as suas cartas foram misteriosamente enviadas para cada cada um dos rapazes, isso fez com que toda a sua vida ficasse de pernas para o ar, mas a questão é se mudou para algo melhor ou não. Conhecemos várias personagens, desde as irmãs de Lara Jean, Kitty e Margot; o rapaz que vive do lado, bastante apegado às três, Josh, e personagens que vão aparecer e ajudar a história a ganhar um rumo, como Peter, Chris e Genevive.
O que adorei foi a maneira de como o livro foi inscrito, é tudo escrito na primeira pessoa, o que nos leva a criar grande empatia com a personagem principal, Lara Jean, e faz-nos compreender a sua maneira de ser. Este livro escrito apenas pela versão dela chega, é um livro pequeno mas com muito conteúdo e com um enredo bastante envolvente, senti-me ligada a história e só descansei quando o terminei de ler, e estou bastante ansiosa para ler o seguinte, quero tanto saber como vai continuar, acabou de uma maneira que ficamos “Não pode! Quero saber o resto, porque tinha de acabar assim, agora sou obrigada a comprar o próximo o mais rápido possível”, ainda por cima mal começou o mês e já comprei 4 livros, não sei quando o poderei comprar.
Aconselho a ler, é divertido, é querido, é romântico, é carinhoso, é envolvente, é sentimental e posso continuar por aqui… Simplesmente leiam.
Gosto tanto de ler livros que me recordem o melhor de adolescência, os primeiros amores, são sempre encantadores, por muito que corram bem ou mal.
Porque dei 4,8 de 5 estrelas? Um problema que senti ao longo do livro foram os erros ortográficos, falta de palavras ou enganos no nome da pessoa, achei que isso foi um lapso da editora e que bem revisado podia ter sido corrigido. Eu, que embora dê alguns erros, não gosto de ver frases com erros, chateia-me e isto chateou-me um pouco, mas nada que me deixe de gostar menos do livro, é uma pontuação quase perfeita!

Ficam aqui imagens do livro

img_7388img_7389img_7383img_7384

9 thoughts on ““A Todos os rapazes que amei” de Jenny Han- Opinião

  1. Já li! É tão fofo ❤ Também já li o segundo, não gostei tanto como o primeiro, porque achei o enredo bastante previsível, mas também é muito bom 🙂

    Depois diz o que achaste do segundo 😀

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

