“Por um fio” de Rainbow Rowell- Opinião

Por um Fio - Livro - WOOK

Título Original:  Landline (“Por um fio” em Português)
Publicação: Outubro 2016
Editor: Edições Chá das Cinco
Escritor:
 Rainbow Rowell
ISBN: 9789892331256
PVP: 14,94€
A minha classificação: 4/5 ✩

Sinopse:

Georgie McCool sabe que o seu casamento está por um fio. Ela ainda ama o marido, Neal, e o marido ainda a ama a ela – mas a química desapareceu. Dois dias antes de visitarem a família de Neal, Georgie informa-o de que não irá com ele. Ela é argumentista de televisão e o seu emprego exige a sua presença. Sabe que Neal irá ficar chateado mas nunca pensou que ele fizesse as malas e partisse sem ela. Atormentada pela sua decisão, Georgie pensa que deitou tudo a perder. Até que descobre uma forma de comunicar com a versão mais nova do marido… no passado. Não sendo exatamente uma viagem no tempo, Georgie sente que recebeu uma nova oportunidade de salvar o seu casamento ainda antes de ele começar. Mas será que é isso que ela realmente quer?

Opinião:

Antes de começar a ler este livro já tinha recolhido algumas opiniões que não eram lá muito favoráveis. Acabei por ficar hesitante na hora de comprar, mas como o livro “Eleanor e Park” da mesma escritora também vinha junto, acabei por comprar e digo desde já que não me arrependo nada de o ter comprado.
Quando comecei a leitura, a princípio não estava a gostar pelo facto de não me estar a apegar às personagens e estava difícil de compreender a história, mas à medida que a história se vai desenrolando muitas dúvidas vão sendo esclarecidas.
A história acaba por se tratar dum dilema familiar, um obstáculo que a Georgie e o Neal têm de ultrapassar, que neste caso é o trabalho da Georgie, ela é tão focada no trabalho que acaba por se esquecer da família. O livro acaba por mostrar o desenvolvimento da Georgie que após uma escolha todo o seu presente e futuro pode estar em risco, então uma oportunidade de corrigir não só essa escolha, mas todo o seu casamento com Neal aparecesse e ela terá de fazer a escolha mais importante da sua vida.
Acho que depois de ler este livro aprendemos a dar valor aquelas pessoas que estão sempre lá para nos apoiar e ás vezes nem as agradecemos decentemente.
Prós das história, há com certeza um grande desenvolvimento; as personagens têm personalidades variáveis que nos captam a atenção; percebe-se quando a escritora escreve no passado ou no presente, não causando confusão; a escrita é fluida e lesse rapidamente; a partir de um momento não nos conseguimos desamarrar da história até saber o que vai acontecer.
Contras, até meio do livro odiava a Georgie, pelo simples facto de ela focar-se tanto no trabalho que se esquece da sua preciosa família, Neil dedica a sua vida a cuidar da casa e das filhas, e Georgie só se percebe do que realmente estava a acontecer quando ele se vai embora com as meninas, ela era completamente dependente dele, não sabia cuidar de si já que era Neal que cuidava dela, Neal conseguia viver sem ela, mas ela não conseguia viver sem ele, e ele já tinha feito tantos sacrifícios por ela que só se apercebeu disso depois da escolha.
Então quando ele partiu eu só pensava “Bem feita!”, “Não o mereces!”, porque era verdade e ela apercebeu-se disso, mas ela conseguiu subir na minha consideração mais tarde, quando começou a fazer as suas verdadeiras escolhas.
Dou 4 estrelas porque a história poderia se ter desenvolvido mais no final, não sabemos como fica a situação do trabalho dela com o Seth. Gostava de ter visto a história mais no ponto de vista do Neal, porque há situações que apenas o ponto de vista da Georgie não chega e fazia sentido uma explicação do Neal. Não sei porquê mas da maneira que a escritora escreveu, a Georgie não parecia ter a idade que tinha, talvez pela maneira de como levava a vida, não sei.
As filhas também pouco falam na história, não ganhamos grande conexão com elas, não vemos como elas se sentiam ao ter a mãe tão pouco presente.
São simples factos que podiam ter feito a história crescer , mas esta é a minha opinião e como podem ver não estou de acordo com milhares de pessoas porque adoro este género de livros, cada um tem os seus gostos e não se pode agradar a todos.
É um livro que aconselho a ler, eu gostei, mas vai com o género de cada um. Dos livros da Raibown Rowell por enquanto este é o que mais gostei.

2

6 pensamentos sobre ““Por um fio” de Rainbow Rowell- Opinião

  1. Pingback: “Por um fio” de Rainbow Rowell- Opinião | cristinalpf

Deixe um comentário