Literatura · Opiniões Literárias

“Compaixão” de Jodi Picoult- Opinião

9789722627207

Título Original:  (“Compaixão” em Português)
Publicação: Maio 2010
Editor: Civilização
Escritor:
Jodi Picoult
ISBN: 9789722627207
PVP: 18,90€
A minha classificação: 5/5 ✩

Sinopse:

Se o amor da sua vida lhe pedisse ajuda para morrer, que faria?
O comandante da polícia de uma pequena cidade de Massachusetts, Cameron McDonald, faz a detenção mais difícil da sua vida quando o seu primo Jamie lhe confessa ter matado a mulher, que sofria de uma doença terminal, por compaixão. Agora, um intenso julgamento por homicídio coloca a cidade em alvoroço e vem perturbar um casamento estável: Cameron, colaborando na acusação contra Jamie, vê-se, de repente, em confronto com a sua mulher, Allie – fascinada pela ideia de um homem amar tanto a mulher a ponto de lhe conceder todos os desejos, até mesmo o de acabar com a vida dela. E quando uma atracção inexplicável leva a uma traição chocante, Allie vê-se confrontada com as questões sentimentais mais difíceis: quando é que o amor ultrapassa os limites da obrigação moral? e o que é que significa amar verdadeiramente alguém?”

Opinião:

Antes de começar a falar sobre o livro gostaria de dizer que este foi o primeiro livro que li (primeiro livro extenso, não contando com os da escola ou os de pequenas histórias, o primeiro livro que envolvia uma grande história). Tinha os meus 13 anos quando encontrei este livro na biblioteca da minha escola, quando peguei nele atraída pelo titulo e a capa li a sinopse e fiquei um tanto curiosa e acabei por o requisitar, não me lembro quanto tempo demorei a ler mas lembro-me da história como se o tivesse lido na semana passada. Este livro aborda temas bastante complexos, a morte, a traição, o amor… temas controversos e que metem-nos confusos com as nossas próprios ideias, enquanto lemos este livro a nossa mente entra nele, julgamos as ações que lá se passam e metemos em causa as nossas.
Quando comecei a leitura deste livro, não achei correto por Jamie ter matado a mulher por amor, mas quando comecei a aprofundar na leitura percebi que talvez não fosse como eu pensava, vemos o lado dele, entramos na sua mente e talvez se tivesse-mos no lugar talvez fizesse-mos o mesmo, ou talvez não, nem todas as pessoas são iguais, Jamie ficou cego pelo amor e acabou por levar com um crime que cometeu para deixar a pessoa que amava feliz. E aqui entra o casal Cameron e Allie, um casamento que se vê abalado pelo crime do primo e por uma traição. No livro vemos o crescimento duma personagem, a Allie, ela sem dúvida foi uma personagem que me surpreendeu por ser tão destemida e nunca deixar de acreditar nas suas causas, sem deixar de parte que Jamie ao assitir À destruição deste casamento acabou por pensar um pouco no sucedido e se teria realmente feito a melhor opção, levando-nos outra vez a pensar no que realmente teríamos feito.
Jodi Picoult surpreendeu-me com este livro, nunca tinha lido nenhum livro dela, acho que posso parar no “nunca tinha lido um livro” e este foi o que me fez entrar neste vício e só tenho a agradecer por este livro maravilhoso que me abriu as portas para muitos outros livros.
Classifiquei este livro com 5 estrelas, porque é o que ele merece, é envolvente, emocionante, com um um bom desenvolvimento, tudo bem estruturado e as personagens bem caracterizadas. Este livro fez-me ganhar gosto em ler, não poderia ter tido melhor começo.

Deixe uma Resposta

