Literatura · Opiniões Literárias

“Viver Sem Ti” Jojo Moyes- Opinião

image-2

Título Original: After you (“Viver sem ti” em Português)
Publicação: Setembro 2016
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720048851
PVP: 17,70€
A minha classificação: 4,5/5 ✩

Sinopse:

 Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida? 
Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. 
Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica. 
Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.”

me-before-you-emilia-clarke-louisa-clark

Como começar a falar deste livro sem que alguma emoção venha ao de cima? Quando terminei de ler o livro anterior chorei bastante, concordei com o final mas não o conseguia aceitar era demasiado para mim, eu vivi as personagens e saber que o Will não estaria neste livro fazia me confusão, mas queria saber o que se sucedeu a seguir, queria saber o que o destino traria à nossa querida Lou.

700fullQuando iniciei a leitura não reconheci a Lou, senti que o que se sucedeu a tinha transformado drasticamente o que me causava uma grande aflição pois desejava vê-la animada como antes. Mas com o  desenvolvimento da história podemos ver também o desenvolvimento dela, sentimos o seu sofrimento, o seu desamparo, mas também a sua alegria e amadurecimento, acabamos por nem reconhecer a Lou de antigamente mas ainda bem porque dá lugar a uma mulher corajosa e sobrevivente, pois nem toda a gente teria a sua coragem e a sua força de viver. tumblr_o8og2yttse1r001ofo1_250
A escritora Jojo Moyes fez muito bem em ouvir os seus fãs e escrever a continuação, por muito que não encontremos o Will fisicamente, acabamos por encontrá-lo em pequenas conversas, memórias, objetos ou até mesmo em pessoas, o will está no livro! Ele fez e sempre fará parte da Lou porque foi ele que a abriu para o novo mundo, ao terminarem de ler este livro vão pensar na Lou de agora e na Lou de antigamente e vão sorrir.
No livro encontramos novas personagens que nos farão rir, chorar, enervar-nos, em principal a Lily
e o Sam (não posso dizer quem são) mas estas personagens vão vos dar dores de cabeça, fazerem gritar contra o livro, ou então abraça-lo de tanto amor que sentem por eles, eles são fundamentais para o destino da Lou e para o final do likeep-calm-and-have-a-cookie-35vro. Existe também o grupo “Seguir em Frente”, ria-me tanto quando ela ia para o grupo, são muito amáveis e todos partilham algo em comum, o sofrimento, eles lá, contam as suas mágoas, o que sentem e que ninguém lá fora vê, um grupo unido e apoiador, sempre prontos para aceitarem o passado duma pessoa e a receberem  com uma bolachinha.

Quando terminei o livro senti-me feliz por o ter lido, senti que foi uma história completa, com muitos sentimentos envolvidos do inicio ao fim, e não só vemos o desenvolvimento da Lou como do resto das personagens, toda a gente cresce no livro e até nós! Ele transmite uma mensagem tão forte desde o livro anterior até o fim deste, que se pode resumir na frase da carta do Will “Apenas viva bem, apenas viva…”. tumblr_o6o89brmdr1rvkcaio1_500

Devemos aproveitar a vida ao máximo porque nunca se sabe quando será o fim dela e nunca se arrependam de algo, se deu certo ainda bem se não deu ao menos tentamos, crescemos e ultrapassamos. As nossas escolhas vêm sempre com alguma aprendizagem.
Isto tudo para dizer que devem ler o livro porque vão sair com um lencinho nas mãos, um sorriso na cara e uma mensagem na mente.

Porque classifiquei com 4,5 em 5 estrelas? Poderia ter dado 5, mas gostava de ter visto mais sobre o novo emprego da Lou e sobre as pessoas para quem ela vai trabalhar, e o Natham embora tenha “aparecido” algumas vezes gostava de o ter visto mais integrado. E talvez pudesse ter mostrado a Lily na nova escola e na reação dela perante as novas pessoas. Retirando esse aparte, o livro foi formidável e recomendo bastante!

Deixo aqui algumas imagens do livro tiradas por mim 🙂

img_7140img_7129img_7135img_7134img_7146

Anúncios

One thought on ““Viver Sem Ti” Jojo Moyes- Opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s